Clubes de Investimento

Reduza seus custos e aumente o potencial de seus investimentos.

Acessibilidade

É possível aplicar com pouco capital.

Custos Reduzidos

Invista em ações com custos operacionais diluídos pelo volume transacionado.

Benefício Tributário

Administre seus ganhos e só recolha o Imposto de Renda quando ocorrer o resgate de seus investimentos.

São grupos de investidores que reúnem seus recursos para fazer aplicações financeiras.

Você pode montar um grupo com sua família ou amigos, por exemplo. Com mais participantes, a quantia a ser investida é maior e, em troca, a gama de investimentos que pode ser feita é grande, com custos operacionais reduzidos.

Os clubes de investimento são uma boa escolha para quem ainda não conhece o mercado financeiro. A escolha das aplicações é feita em conjunto pelos participantes e, por isso, todos têm a chance de aprender a realizar seus próprios investimentos. A decisão final cabe ao gestor do clube, eleito pelos participantes.

Se os cotistas preferirem, a ATIVA pode prestar assessoria para a seleção do portfólio de investimentos do grupo. Embora possam investir em boa parte dos produtos oferecidos pela corretora, os clubes precisam manter, pelo menos, 67%* de seu patrimônio investido em ações ou fundos de ações.

Importante: pela regulamentação atual, nenhum cotista pode deter mais do que 40% do patrimônio do clube.

*67% do PL investido em: (I) ações; (II) bônus de subscrição; (III) debêntures conversíveis em ações, de emissão de companhias abertas; (IV) recibos de subscrição; (V) cotas de fundos de índices de ações negociados em mercado organizado; e (VI) certificados de depósitos de ações.

Os clubes de investimento arcam com os custos de suas operações, como qualquer tipo de investidor, mas recebem um incentivo para o investimento em ações, que devem ser sua principal aplicação.

Para os clubes de investimento, a taxa de liquidação para operações normais é menor do que a cobrada de pessoas físicas. De acordo com a formação do clube, há taxas mensais de administração, gestão e performance.

  Emolumentos Taxa de Liquidação Total
Compra e Venda em dias diferentes 0,0050% 0,0275% 0,0325%
Day Trade (Todos os investidores) 0,0070% 0,0180% 0,250%
Compra e Venda em dias diferentes
(Fundos e Clubes de Investimento)
0,0050% 0,0200% 0,0250%

* Tabela em vigor desde 02/01/2014

  • Taxa de Administração:

    É um percentual cobrado mensalmente sobre a carteira mantida pelo clube. O valor depende do tipo de clube, sua estratégia e patrimônio.

  • Taxa de Performance:

    Só é cobrada quando os clubes e o gestor contratado estabelecem objetivos de rentabilidade para os investimentos. Nos semestres em que o rendimento do clube for maior do que o benchmark (parâmetro de comparação do fundo), o clube remunera o gestor com parte desse lucro conquistado. O Gestor precisa ser autorizado pela CVM a prestar o serviço de Administração de Carteiras, para ser remunerado com a Taxa de Performance.

Para criar um clube, você deve reunir entre três e 50 pessoas, com um patrimônio total de, pelo menos, R$ 200.000,00.

O primeiro passo é decidir quanto cada um está disposto a investir, mas lembre-se de que nenhum dos participantes pode ter mais de 40% do patrimônio total do clube. Cada participante passa a ser um cotista e acompanha o rendimento da sua aplicação pelo valor das cotas do clube.

Todos os cotistas terão assessoria para a abertura de suas contas e a ATIVA também irá ajudá-los a preparar o estatuto social e a prosseguir com a criação do clube de investimentos.

O clube tem a mesma facilidade para investir que os clientes pessoas físicas. As operações podem ser feitas pela internet, com o Home Broker, ou pela Mesa de Operações. A tomada de decisão do gestor pode ser feita com o apoio das ferramentas de operação da ATIVA, de acordo com a estratégia do clube. Para saber o quanto vale a sua aplicação, todos os dias o patrimônio do clube é avaliado e dividido entre os cotistas.

Quando você já for participante de um clube de investimentos, poderá fazer novas aplicações ou resgatar o valor investido através do site da ATIVA. Os valores e a quantidade de cotas dos resgates e aplicações serão calculados no dia útil seguinte (D+1) aos pedidos feitos até às 16h.

  • Quem decide onde o clube de investimentos faz aplicações?

    As operações do clube são feitas por seu gestor, de acordo a estratégia decidida por todos os participantes.

  • O que são cotas?

    São partes do patrimônio total do clube, avaliadas diariamente para calcular quanto vale seu investimento.

  • O que faz o gestor?

    Ele é o responsável pelos investimentos, tomada de decisão da alocação do portfólio do clube.

Importante:
Clubes de Investimento não contam com garantia do administrador, do gestor, de qualquer mecanismo de seguro ou, ainda, do Fundo Garantidor de Crédito - FGC. A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de rentabilidade futura.
Assim como nos fundos, o patrimônio do clube de investimento é dividido em cotas. Essas cotas são valores mobiliários, conforme estabelecido na lei 6384/76, estando assim, sujeitas à regulamentação e á fiscalização da comissão de valores mobiliários. Ao aplicar seus recursos em um clube, portanto, o investidor se torna um cotista. O retorno dependerá da valorização das cotas, o que, por sua vez, dependerá da valorização dos ativos que compõem a carteira do clube. Por isso, é importante, antes de participar de um clube, a leitura cuidadosa da política de investimento estabelecida no Estatuto do Clube que balizará as suas decisões.
Cabe ressaltar que todo o investimento envolve riscos e com um Clube de Investimento não é diferente. Suas cotas podem valorizar-se ou desvalorizar-se, dependendo do comportamento do mercado de ações.
Como a sua carteira deve estar, no mínimo, 67% investida em ações, seu principal risco está diretamente ligado aos riscos envolvido em operações neste tipo de mercado.
Ao comprar ações, você se torna sócio de grandes empresas, porém, não tem garantia de rentabilidade sendo considerado, por este motivo, um investimento de risco. É recomendado para investidores de perfil moderado a agressivo.

ESTA INSTITUIÇÃO É ADERENTE AO CÓDIGO ANBIMA DE REGULAÇÃO E MELHORES PRÁTICAS PARA ATIVIDADE DE DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS DE INVESTIMENTO NO VAREJO

Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas 4007 2447

Demais Regiões 0800 285 0147

Ouvidoria: 0800 282 9900

Onde Estamos

Rio de Janeiro (21) 3515-0200

São Paulo (11) 4950-7200

Curitiba (41) 3075-7400

Porto Alegre (51) 3017-8707

Belo Horizonte (31) 3025-0601

Goiânia (62) 3270-4100

Topo

A comunicação através da rede mundial de computadores esta sujeita a interrupções de sistemas, problemas oriundos de falhas e/ou intervenções de qualquer prestador serviços de comunicação ou de outra natureza, e, ainda,de falhas na disponibilidade e acesso ao sistema de operações e em sua rede, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou recepção de informação atualizadas, nos termos da instrução 380 da CVM. Na impossibilidade dos serviços de transmissão de ordens à ATIVA, por qualquer conexão automatizada ou plataforma de negociação, o CLIENTE poderá entrar em contato diretamente com a Central de Atendimento da Corretora, para transmitir suas ordens, sem qualquer custo adicional.

Selo Anbima Selo Boa Companhia
Selo CETIP Selo Execution Broker Selo Retail Broker
© 2016 - ATIVA Investimentos - Todos os direitos reservados. POLÍTICAS DO SITE E DE NEGOCIAÇÃO